PROJETO CÃOTADORES DE HISTÓRIAS

“Cãotadores de Histórias” é o programa de Leitura Assistida Animal, criado pela MEDICÃO BRASIL, para melhorar as habilidades de alfabetização e incentivar as alegrias da leitura através da interação com animais treinados. Este programa pretende enriquecer as habilidades de alfabetização das crianças de forma eficaz e interessante.

Os animais são companheiros ideais de leitura porque são ouvintes atentos; Eles não julgam ou criticam, por isso as crianças ficam mais confortáveis ​​e inclinados a esquecer os seus próprios medos. Crianças com baixa auto-estima muitas vezes estão mais dispostas a interagir com um animal do que outras pessoas. Além disso, durante essas interações, eles esquecem suas limitações. Claramente nota-se que as crianças acham que ler para um cão é menos intimidante e transforma eventos de leitura anteriormente temidos em uma experiência positiva.

Em uma sessão de leitura típica, o nosso cão terapeuta é apresentado como um “amigo de leitura”, um cão que adora ouvir histórias”. “Você gostaria de ler uma história para seu amigo de leitura?”, Perguntamos à criança.

A criança com dificuldade de ler em voz alta na frente de um adulto, vai ler com entusiasmo para o cão. O cão não irá rir dele ou desaprová-lo por cometer erros e a criança é guiada pelo educador sempre presente durante a sessão.

Este programa é ideal para crianças de todas as idades , em especial as que precisam desenvolver o interesse para a leitura. É recomendado para crianças com diferentes níveis de leitura e aprendizagem, pois os animais proporcionam um ambiente único onde a criança supera inibições e diferenças. Este programa não é apenas para crianças com dificuldades de leitura e aprendizagem, mas também para crianças normais que não têm interesse em ler ou acham difícil ler em voz alta na frente de um grupo.

Durante o ano 2016 , foram realizadas essas sessões em livrarias ( Fnac) e escolas. Em 2017 estamos buscando intensificar esse projeto firmando novas parcerias com livrarias e escolas.