A MEDICÃO BRASIL

Eleita como uma das principais associações existentes na execução de trabalhos de Terapia Assistida por Animais (TAA), a MEDICÃO BRASIL tem a missão de levar ao ser humano os benefícios dos efeitos terapêuticos dos cães através da interação homem – animal.

Além do pioneirismo no Brasil na utilização de cães em terapia assistida, a MEDICÃO BRASIL também atua em hospitais, entidades, organizações e escolas, com atendimento 100% gratuito.

Atualmente o projeto conta com 50 voluntários, todos treinados, e aproximadamente 45 animais, dentre eles os das raças Golden Retriever, Labrador, Yorkshire, Pinscher, Bernese, Border Collie, Shitzu, SRD e várias outras raças, todos devidamente testados e treinados para a terapia.

O adestrador e cinotécnico Hélio Rovay Junior – presidente da MEDICÃO, explica que há realmente requisitos básicos sem os quais o cão fica impossibilitado de praticar as visitas: “Ele deve ser um cão confiante, estável. Não pode ser medroso ou tímido e deve permitir receber carinhos sem reagir de modo agressivo”. Após a peneira, os cães selecionados têm dieta especifica, (ROYAL CANIN) além da aplicação de medicamentos (BAYER) contra parasitas, vermífugos entre outros. A rotina no dia de visitas ainda inclui uma higienização detalhista, com shampoos, cremes condicionadores e perfumes – produtos especiais e naturais (EMPÓRIOPET), que permitem tanto a segurança dos cães quanto das pessoas com as quais eles terão contato.

Para o fundador do projeto, trata-se de um trabalho minucioso, mas que garante enormes benefícios tanto aos pacientes quanto à sua equipe. “Nós sempre usamos a frase que juntos nós fazemos a diferença. Esse trabalho é que dá a sensação de missão cumprida. São pequenas ações, pequenos milagres que influenciam na vida de pessoas. A equipe, junta, faz a diferença mesmo”.

A MEDICÃO BRASIL por seu trabalho realizado com profissionalismo e responsabilidade se tornou o único Projeto Social e Voluntário no Brasil na realização de TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS a ser reconhecida por duas Câmaras Municipais – Campinas/SP e Sorocaba/SP com títulos por serviços prestados à comunidade. Além dos Títulos a nossa cachorra Hanna da raça Golden Retriever se tornou uma referência de animal de TAA, condecorada na Câmara Municipal de Campinas com a medalha de Honra ao Mérito por serviços prestados à comunidade se tornando assim o único animal e receber tal homenagem. A Royal Canin do Brasil escolheu a MEDICÃO como um dos 2 melhores projetos patrocinados por ela na América.

A MEDICÃO BRASIL já foi tema de estudo de faculdades e conclusão de cursos de Fisioterapia e Psicologia (TCC) onde estes já foram solicitados por universidades de todo o Brasil. A MEDICÃO já foi capa de revistas especializadas em medicina, jornais, já participou de vários programas de televisão e rádio.